Souflet da minha mãe (versão sem gluten)

Esse souflet de queijo da minha mãe é fácil de fazer e uma delícia!
Como eu tenho evitado comer gluten, inventei uma versão com farinha de milho, sem gluten, que tb fica ótima! Mas quem quiser fazer a versão original, é só substituir a farinha de milho pela de trigo.
Fica aqui a sugestão:
2 colheres de manteiga,
2 ovos,
1 copo de leite,
2 colheres de sopa de farinha de milho sem gluten,
Sal e pimenta a gosto.
2 colheres de sopa de queijo ralado (de preferência parmesão - grana padano)
Em uma panela derreta a manteiga. Enquanto isso, misture as duas colheres de farinha de milho no leite até ficar homogéneo. junte essa mistura na panela com a manteiga derretida e vá mexendo para não empelotar. Quando estiver com uma consistência boa (nem muito líquido, nem muito espesso), desligue o fogo e acrescente as gemas, uma a uma, mexendo bem para elas não cozerem, acrescente as duas colheres de queijo ralado, sal e pimenta a gosto.
Esta é uma base para souflet que dá para fazer diversas combinações. Eu gosto de acrescentar, por exemplo, um tomate picadinho, um queijo branco pequeno cortado aos pedaços, e oréganos à esta base. Mas pode-se colocar uma lata de milho, ou uma curgete (abobrinha) ou um chuchu cru cortado aos pedaços, por exemplo. Aí vai da imaginação de cada um.
Por último, bata as claras em neve e misture cuidadosamente na massa.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus até que o souflet tenha crescido e esteja dourado.
Nem sempre o souflet cresce e assim fica. Normalmente, quando tiramos do forno, ele tende a murchar. Mas isso é normal. Desde que ele esteja bem assado, fica bem leve!


Sem comentários:

Enviar um comentário